Escolha uma Página

 

Máquinas e processos industriais podem apresentar riscos inerentes a sua operação e tais riscos podem ser minimizados ou anulados através de sensores de segurança para maquinas. O foco principal é a garantia de segurança do operador e a forma mais eficiente de atingir este objetivo exige que os sensores de segurança para maquinas levem a máquina ou processo para um estado seguro no evento de uma situação de risco.

A Decibel oferece uma grande variedade de sensores de segurança para maquinas nos mais elevados níveis de Categoria de Segurança para proteção humana em máquinas e processos automatizados. Para segurança em máquinas a Decibel dispõe de barreiras ópticas de segurança, Sensores laser, dispositivos de parada de emergência, chaves, relés e módulos de segurança.

O que são os sensores de segurança para maquinas

São dispositivos mono feixe de raio laser visível Classe 3R utilizados para monitorar dobradeiras e guilhotinas mecânicas ou máquinas industriais similares. Sua função é detectar a invasão de dedos ou mãos sob a ferramenta durante a fase rápida de descida.

Como funcionam os sensores de segurança para maquinas

Os Sensores Laser sempre devem ser utilizados em conjunto com o Relé de Segurança D195, ambos funcionam como uma interface de saída redundante com a máquina a ser protegida.

O módulo RX dos Sensores, quando sintonizado pelo feixe laser proveniente do módulo TX, emite um par de sinais diferenciais (canais P e N) para o Relé de Segurança informando-o continuamente sobre o seu status.

Durante o funcionamento normal da máquina, ao detectar a invasão, o Sensor envia um sinal para o Relé de Segurança que aciona seus contatos de saída fechando os circuitos que possibilitam a chegada de um comando de partida para a máquina.

Aplicações dos sensores de segurança para maquinas

Dobradeiras e guilhotinas mecânicas ou máquinas industriais similares.

Vantagens dos Sensores de segurança para máquinas

Desenvolvidas de acordo com a norma ABNT NBR 14153;
Atende aos requisitos da Categoria 4.
Modelos dos sensores de segurança para maquinas

D171 Sensor Laser para Dobradeira – Categoria 4

Dispositivo óptico-eletrônico mono feixe laser visível, para a monitoração do acesso à área de risco de dobradeiras durante a fase rápida de descida.

D172 – Sensor Laser para Guilhotina – Categoria 4

Dispositivo óptico-eletrônico mono feixe laser visível, para a monitoração do acesso à área de risco de guilhotinas durante a fase rápida de descida.

Características dos sensores de segurança para maquinas

Capacidade de detecção de 5 mm;
Distância de operação de até 7 metros;
Tensão de alimentação: 24 Vdc;
Tempo de resposta de 10 ms;
Laser monofeixe visível vermelho Classe 3R;
Operam associados a um Relé de Segurança Categoria 4;
Utilizam tecnologia redundante microcontrolada, com autoverificação contínua e sinalização correspondente;
Desenvolvidas de acordo com a norma ABNT NBR 14153.

 

Conheça umas da empresas que fornece segurança de máquina tecservice